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Tem como propósito principal direcionar o aperfeiçoamento de seus colaboradores às expectativas do cliente, seja nos produtos ou serviços ofertados, transformando a Gestão de Pessoas/ RH em estratégia de resultados.

Objetivos:

 

• Desenvolver as lideranças nos processos de orientação e avaliação da equipe, possibilitando o reconhecimento vinculado aos resultados.

• Comunicar periodicamente o colaborador de seus atendimentos internos e externos, "onde está" e "onde deverá estar" para que a empresa garanta o atendimento ao mercado e cumprimento de sua missão.

• Deixar claro as oportunidades e critérios internos de ascensão, delegando ao colaborador a responsabilidade sobre sua carreira.

• Uniformizar os processos internos, consolidando processos e boas práticas de gestão de pessoas a serem aplicados em todas as áreas e setores da empresa.

• Orientar os investimentos às reais necessidades da companhia, em treinamento e desenvolvimento, a partir dos itens de conhecimentos elencados nos perfis de cargos

• Estimular o autodesenvolvimento.

Etapas do Projeto

1. Seminário de Apresentação

É o marco inicial do lançamento do programa, com apresentação de conceitos e das fases de implantação às lideranças da empresa.

2. Mapeamento das Trilhas de Carreira

A organização é estudada em cada uma de suas gerências, cargos existentes e cargos necessários, a forma que o trabalho é realizado e a multifuncionalidade.

3. Documentação/Descrição das Atividades 

São sintetizadas as descrições das atividades, buscando maior abrangência de atuação dos profissionais. Avaliam-se todas as atividades objetivando a determinação de pesos e complexidade.

4. Identificação do Perfil de Competências Organizacionais

O perfil de competências da empresa é levantado a partir dos conhecimentos do corpo gerencial quanto ao negócio e mercado que está contido.

5. Levantamento dos Conhecimentos Individuais

Saber aonde estamos é tão importante quanto saber onde queremos chegar. Sendo assim, o inventário do conhecimento individual (cursos realizados, experiências anteriores, etc...) deve ser realizado, buscando a atualização de dados que possibilitarão mensurar a intensidade que cada colaborador atende aos pré-requisitos de sua carreira.

6. Avaliação das Carreiras

Nesta etapa são analisadas as documentações de cargos, em suas complexidades, buscando-se o alinhamento entre os segmentos/trilhas de carreira, dos menos aos mais complexos, permitindo-se observar as várias possibilidades de ascensão profissional existentes na empresa.

7. Avaliação das Habilidade e Competências

Nesta fase acontece o desenvolvimento dos avaliadores buscando o entendimento dos conceitos aplicados. O programa de desenvolvimento compreenderá a uniformização do entendimento teórico e a aplicação de exercícios práticos (simulações) de avaliações de uma amostra do contingente de cada equipe/setor.

8. Determinação do Plano de Carreira

Cada carreira profissional será analisada sendo estabelecidos degraus para a ascensão individual (exemplo: júnior, pleno e sênior ou I, II e III)

9. Estrutura Salarial

Faz-se uma análise das informações salariais do mercado onde a organização está inserida e elabora-se uma Estrutura Salarial.

10. Enquadramento dos Profissionais no Plano de Carreira

Os profissionais serão enquadrados nos novos níveis, conforme análise das lideranças/ gerências, observando os pré-requisitos e salários praticados, bem como, a disponibilidade do quadro de lotação, mediante aprovação final da diretoria.

Os resultados são analisados por equipe/setor/gerência e empresa, estabelecendo-se  regras a serem aplicadas, orientando o enquadramento nas carreiras, possibilitando o retorno individual aos integrantes das equipes, quanto ao posicionamento no plano.

11. Política Salarial/Normatização

Elaboramos a política que define os critérios e procedimentos de administração da gestão de cargos e salários, como: critérios de promoção, transferências, méritos, etc.

Gestão de Cargos
Carreira e Remuneração

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