Tem como propósito principal direcionar o aperfeiçoamento de seus colaboradores às expectativas do cliente, seja nos produtos ou serviços ofertados, transformando a Gestão de Pessoas/ RH em estratégia de resultados.
Objetivos:
• Desenvolver as lideranças nos processos de orientação e avaliação da equipe, possibilitando o reconhecimento vinculado aos resultados.
• Comunicar periodicamente o colaborador de seus atendimentos internos e externos, "onde está" e "onde deverá estar" para que a empresa garanta o atendimento ao mercado e cumprimento de sua missão.
• Deixar claro as oportunidades e critérios internos de ascensão, delegando ao colaborador a responsabilidade sobre sua carreira.
• Uniformizar os processos internos, consolidando processos e boas práticas de gestão de pessoas a serem aplicados em todas as áreas e setores da empresa.
• Orientar os investimentos às reais necessidades da companhia, em treinamento e desenvolvimento, a partir dos itens de conhecimentos elencados nos perfis de cargos
• Estimular o autodesenvolvimento.
Etapas do Projeto
1. Seminário de Apresentação
É o marco inicial do lançamento do programa, com apresentação de conceitos e das fases de implantação às lideranças da empresa.
2. Mapeamento das Trilhas de Carreira
A organização é estudada em cada uma de suas gerências, cargos existentes e cargos necessários, a forma que o trabalho é realizado e a multifuncionalidade.
3. Documentação/Descrição das Atividades
São sintetizadas as descrições das atividades, buscando maior abrangência de atuação dos profissionais. Avaliam-se todas as atividades objetivando a determinação de pesos e complexidade.
4. Identificação do Perfil de Competências Organizacionais
O perfil de competências da empresa é levantado a partir dos conhecimentos do corpo gerencial quanto ao negócio e mercado que está contido.
5. Levantamento dos Conhecimentos Individuais
Saber aonde estamos é tão importante quanto saber onde queremos chegar. Sendo assim, o inventário do conhecimento individual (cursos realizados, experiências anteriores, etc...) deve ser realizado, buscando a atualização de dados que possibilitarão mensurar a intensidade que cada colaborador atende aos pré-requisitos de sua carreira.
6. Avaliação das Carreiras
Nesta etapa são analisadas as documentações de cargos, em suas complexidades, buscando-se o alinhamento entre os segmentos/trilhas de carreira, dos menos aos mais complexos, permitindo-se observar as várias possibilidades de ascensão profissional existentes na empresa.
7. Avaliação das Habilidade e Competências
Nesta fase acontece o desenvolvimento dos avaliadores buscando o entendimento dos conceitos aplicados. O programa de desenvolvimento compreenderá a uniformização do entendimento teórico e a aplicação de exercícios práticos (simulações) de avaliações de uma amostra do contingente de cada equipe/setor.
8. Determinação do Plano de Carreira
Cada carreira profissional será analisada sendo estabelecidos degraus para a ascensão individual (exemplo: júnior, pleno e sênior ou I, II e III)
9. Estrutura Salarial
Faz-se uma análise das informações salariais do mercado onde a organização está inserida e elabora-se uma Estrutura Salarial.
10. Enquadramento dos Profissionais no Plano de Carreira
Os profissionais serão enquadrados nos novos níveis, conforme análise das lideranças/ gerências, observando os pré-requisitos e salários praticados, bem como, a disponibilidade do quadro de lotação, mediante aprovação final da diretoria.
Os resultados são analisados por equipe/setor/gerência e empresa, estabelecendo-se regras a serem aplicadas, orientando o enquadramento nas carreiras, possibilitando o retorno individual aos integrantes das equipes, quanto ao posicionamento no plano.
11. Política Salarial/Normatização
Elaboramos a política que define os critérios e procedimentos de administração da gestão de cargos e salários, como: critérios de promoção, transferências, méritos, etc.